Andreia Marlière
14 de jul de 20212 min
Na última edição do Workshop gratuito MARATONA FOTO FOOD fizemos atividades com os participantes para que eles colocassem em prática o que estavam aprendendo e, durante a análise dessas fotos, percebi alguns pontos em comum, tanto nos erros quanto nos acertos.
Anotei algumas técnicas e sugestões para que você possa melhorar suas fotos também!
PARA NÃO ERRAR
No dia do workshop a gente fez duas atividades e propus um desafio. Para o pessoal que já era profissional e outra para o pessoal amador.
Quais os principais erros cometidos:
- Fotografar muito de perto desfocando o alimento;
- Ângulo não favorecendo o alimento;
- Uso de luz de lâmpada para iluminar.
Fique atento se está cometendo esses erros também! ;)
Aqui embaixo separei as melhores dicas das fotos avaliadas. Anote aí pra não errar também:
Pizza derretida: Quando for fazer essa foto, deixe a fatia próxima da pizza, não afaste tanto para que você não rompa o queijo. Outra coisa é: trabalhe também o acabamento da pizza para não ficar muito melequento e evite pizzas com muitos recheios. Deixe o destaque para o queijo derretendo.
Triangulação: Para acertar na composição triangular não faça a foto muito baixa. A foto tem que definir a perspectiva de quem senta à mesa, no ângulo de 45 graus. Pense na foto em que o olhar é de como de uma pessoa sentada olhando para o alimento para ser consumido.
Informação: a foto foi feita muito de perto impede de proporcionar um olhar geral na mesa que o alimento está servido. Um erro é colocar o produto que será vendido na foto atrás e os ingredientes na frente: primeiro o produto e depois a decoração.
Peso: Tome cuidado ao fazer a distribuição da composição, às vezes as “sujeiras” colocadas na mesa atrapalham mais do que acrescentam. O ideal é priorizar o alimento principal. Quem fotografa do celular, evite fotografar tão de perto, assim dá a impressão de derretimento da foto. Tome cuidado!
Equilíbrio: Fotografar elementos complementares como croissants, geléia e café com leite conversam em equilíbrio. Assim a gente se imagina como se estivesse servido a mesa. Isso é muito legal de se fazer para você induzir o consumo do produto de fotos para o Instagram.
Cores: usar elementos nas cores para mostrar do que o produto é feito, como por exemplo bolo com morango, o uso de tecido da cor de morango.
Informação: pense com a cabeça de quem vai comprar e consumir o produto pela primeira vez. Você conhece muito bem o seu produto, o ingrediente e sabe do que ele é feito, quem está vendo a foto não sabe. É importante que se coloque elementos para associar ao que o alimento principal é feito.
Ingredientes: Colocar o principal ingrediente do produto ajuda na hora de vender, tanto para agradar o cliente de acordo com seu paladar ou para alertá-lo de não comprar algo que tenha um ingrediente que ele não goste por engano.
Fique ligado nas nossas redes sociais, que em breve lançarei um novo workshop!
Assista a análise completa no vídeo abaixo: