MELHORES DICAS PARA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS

Análise de fotos dos participantes na Maratona Foto Food




Na última edição do Workshop gratuito MARATONA FOTO FOOD fizemos atividades com os participantes para que eles colocassem em prática o que estavam aprendendo e, durante a análise dessas fotos, percebi alguns pontos em comum, tanto nos erros quanto nos acertos.



Anotei algumas técnicas e sugestões para que você possa melhorar suas fotos também!





PARA NÃO ERRAR



No dia do workshop a gente fez duas atividades e propus um desafio. Para o pessoal que já era profissional e outra para o pessoal amador.



Quais os principais erros cometidos:


- Fotografar muito de perto desfocando o alimento;


- Ângulo não favorecendo o alimento;


- Uso de luz de lâmpada para iluminar.



Fique atento se está cometendo esses erros também! ;)




Aqui embaixo separei as melhores dicas das fotos avaliadas. Anote aí pra não errar também:


  • Pizza derretida: Quando for fazer essa foto, deixe a fatia próxima da pizza, não afaste tanto para que você não rompa o queijo. Outra coisa é: trabalhe também o acabamento da pizza para não ficar muito melequento e evite pizzas com muitos recheios. Deixe o destaque para o queijo derretendo.


  • Triangulação: Para acertar na composição triangular não faça a foto muito baixa. A foto tem que definir a perspectiva de quem senta à mesa, no ângulo de 45 graus. Pense na foto em que o olhar é de como de uma pessoa sentada olhando para o alimento para ser consumido.


  • Informação: a foto foi feita muito de perto impede de proporcionar um olhar geral na mesa que o alimento está servido. Um erro é colocar o produto que será vendido na foto atrás e os ingredientes na frente: primeiro o produto e depois a decoração.


  • Peso: Tome cuidado ao fazer a distribuição da composição, às vezes as “sujeiras” colocadas na mesa atrapalham mais do que acrescentam. O ideal é priorizar o alimento principal. Quem fotografa do celular, evite fotografar tão de perto, assim dá a impressão de derretimento da foto. Tome cuidado!


  • Equilíbrio: Fotografar elementos complementares como croissants, geléia e café com leite conversam em equilíbrio. Assim a gente se imagina como se estivesse servido a mesa. Isso é muito legal de se fazer para você induzir o consumo do produto de fotos para o Instagram.


  • Cores: usar elementos nas cores para mostrar do que o produto é feito, como por exemplo bolo com morango, o uso de tecido da cor de morango.


  • Informação: pense com a cabeça de quem vai comprar e consumir o produto pela primeira vez. Você conhece muito bem o seu produto, o ingrediente e sabe do que ele é feito, quem está vendo a foto não sabe. É importante que se coloque elementos para associar ao que o alimento principal é feito.


  • Ingredientes: Colocar o principal ingrediente do produto ajuda na hora de vender, tanto para agradar o cliente de acordo com seu paladar ou para alertá-lo de não comprar algo que tenha um ingrediente que ele não goste por engano.



Fique ligado nas nossas redes sociais, que em breve lançarei um novo workshop!





Assista a análise completa no vídeo abaixo:





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