top of page

Cinco maiores erros dos fotógrafos Iniciantes


Por: Marlière Estúdio


Se você é fotógrafo e está começando na área de fotografia de alimentos, confira esse texto que vou te ensinar os cinco maiores erros dos fotógrafos Iniciantes, para que você se livre dessa armadilha.



Erro #1 - Vender Antes de Saber


Quando começamos na fotografia profissional ficamos ansiosos para termos o nosso primeiro cliente e vender nossa primeira sessão fotográfica!


Só que eu vou te contar uma história de quando eu comecei: Eu estudava e fotografava tudo que eu via, até que eu fiz um curso e levei meu portfólio para o professor avaliar, minhas fotos estavam muito ruins e não percebia e ele me deu tantas dicas valiosas pra melhorar que eu comecei a olhar com outros olhos o meu trabalho.


Então sugiro que você comece avaliando as fotos que já fez, inclusive, se quiser, pode me enviar através do projeto SUAS FOTOS MINHAS DICAS, para que possa ter dicas através do olhar de um profissional e aí vai sentir se está realmente pronto para começar a vender seu trabalho.



Erro #2 - Começar Cobrando Muito Barato


Primeiro: sempre vai ter alguém que vai cobrar mais barato!!!


Sempre vai ter algum profissional novo no mercado que vai cobrar mais barato e vai pegar aquele cliente que está mais preocupado com o preço do que com a qualidade.


E se você ancora seu preço baixo, dificilmente conseguirá subir o valor do serviço depois. Se começa cobrando R$200, depois não consegue chegar para o mesmo cliente e falar: minha foto agora é R$700. Tome muito cuidado com essa ancoragem de preço!



Erro #3 - Fazer Igual a todo mundo


Claro que vamos procurar referências e se inspirar no trabalho de outros fotógrafos, mas se a gente fizer igualzinho, vai acabar como aquele tipo de foto plastificada, que todo mundo está fazendo e que você vê em qualquer lugar. Use elementos da sua história, do seu gosto, da cultura, da sua família e da sua cidade. Traga isso para sua foto!


Eu tenho amigos que sabem o quanto eu sou exigente com detalhes, eles brincam comigo que se alguma coisa está muito perfeita, eles chamam de “Padrão Marlière”. As pessoas fazem esse link entre uma coisa muito certinha ao o meu nome! Então é muito bacana, mesmo que seja entre amigos e outras pessoas que me conhecem ter uma identidade, algo que seja imediatamente associado ao meu estilo.



Erro #4 - Fotografar de Tudo um Pouco



O quarto erro é você atirar para todo lado, fazer de tudo um pouco. Escolha áreas que queira trabalhar e se aperfeiçoe. Não faça foto de book, cachorro, casamento, gastronomia, publicidade...



Você nunca vai conseguir dominar nenhuma das técnicas e será sempre superficial em todas elas, mesmo que você seja o melhor fotógrafo e tenha o melhor equipamento.



Erro #5 - Gastar Antes de Ganhar


Se você quiser ter tudo de última geração para depois começar, já vai começar falido!!!


Não opte logo no começo por uma câmera que você não troca de lentes. Escolha um tripé que seja mais barato e uma luz simples, ou começa com luz de janela e depois invista no flash.


Priorize o conhecimento, estude, pratique e só depois vá comprando equipamentos conforme sentir que o seu não te atende mais.




Espero que tenha gostado e que você não cometa os cinco maiores erros dos fotógrafos Iniciantes que eu apresentei nesse texto. Que você comece com o pé direito na sua carreira!



Preparei um vídeo com este conteúdo! Confira todos os detalhes e não deixe de se inscrever no nosso grupo do Telegram, visitar o nosso Instagram e YouTube para ter acesso a todo o leque de informações e dicas para alavancar o seu trabalho de fotografia!




218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page