PICOLÉ PERFEITO: INSPIRAÇÃO, AÇÃO E PÓS PRODUÇÃO

Tá querendo uma foto diferente de picolé, uma foto pra criar um impacto em seu portfólio?




Então vou te mostrar como eu fiz essa foto aqui, que o cliente adorou e também fez o maior sucesso quando eu postei lá no meu Instagram. Tem uma técnica profissional por trás, mas vou te mostrar exatamente o que precisa ser feito para ter uma foto diferenciada no seu portfólio. Eu sempre digo: essa foto é fácil de fazer, mas é fácil quando se sabe!




A primeira coisa que tem que fazer, é selecionar o alimento que vai fotografar. Nesse dia, eu fui no cliente, escolhi vários picolés... para cada sabor que eu fotografei, eu trouxe pelo menos uns 10. A minha geladeira ficou lotada de picolé, aliás, meu freezer e tive que escolher a cada clique pelo menos uns dois ou três, porque eles iam derretendo, e eu tinha um processo para ir fazendo.


Para esses casos, não gosto de escolher um mock-up (Alimentos falsos que são construídos para fotos de publicidade). Com as técnicas certas eu prefiro fotografar o alimento de verdade.






Selecionei o picolé ideal, o meu modelo favorito e também um fundo que valorizasse o meu alimento. Eu queria dar um clima de cappuccino, porque é um picolé de cappuccino e eu precisava ao mesmo tempo dizer que era um picolé, só que remeter aquela sensação do cappuccino, que envolve o chantilly, café e daquela sensação de aconchego que o sabor remete.


Precisei criar uma foto levemente escurecida, ambientada, sem ser aquela cara de picolé que a gente tá acostumado, mas ao mesmo tempo deixar bem claro o frescor do picolé. E eu pesquisei ideias e fui atrás porque eu sempre gosto antes de fazer as minhas fotos de dar uma pesquisada, uma olhada em livros, internet, no Pinterest para trazer inspiração. Todo mundo que faz criação precisa de fontes de inspiração! Não se produz nada do zero!


Depois que achei algumas referências, foi a vez de separar o meu material de fundo: a madeira, o utensílio que eu ia usar e montar o clima e a luz que eu precisava para ter o resultado desejado.





Depois do cenário montado, eu preparei a luz e tinha que fazer uma marcação para saber aonde que ia entrar o meu picolé. Aí procurei alguma coisa que tivesse à mão fácil, mais ou menos na altura do alimento. O objeto usado foi a peneirinha do meu kit de foodstyling. Para fixar o objeto, usei um dos acessórios que mais gosto de trabalhar, um suporte para ourives, um acessório muito usado em minhas produções.




Após definido, encaixei o picolé. Sobre a luz, deixei o fundo mais escuro e o brilho todo para o picolé. Como o picolé derrete, eu deixei ele no freezer até a hora do clique, só que antes eu precisava fazer o chantilly perfeito e maravilhoso para compor a foto. Preparei o chantilly antes e deixei reservado. Eu mesma bati o chantilly, pois os que vendem prontos com spray dão um efeito diferente. Com meu produto caseiro, na bisnaga preparei esse pico para colocar em cima do picolé.







Após o chantilly bem posicionado, usei a peneirinha para jogar um cacau em cima do meu chantilly e fiz o clique. Importante: todos os cliques feitos do passo a passo são para realizar a seleção do que ficou mais interessante e depois monto as composições no Photoshop. E gente, sinceramente, foto de publicidade profissional tem que ter pós produção. Nunca faça uma foto de publicidade sem saber as técnicas de pós produção, vai mudar completamente o resultado e o acabamento profissional da sua foto.






Se liga no passo a passo:

  • Testei a luz;

  • Posicionei o picolé;

  • Coloque o chantilly que estava pronto e reservado;

  • Polvilhei o cacau;

  • Fiz o clique do cacau;

  • E depois fiz vários cliques do movimento do cacau caindo;

  • Depois só precisei posicionar mais picolés no fundo para que eu pusesse montar e ter um pouco mais de ambiência no meu cenário;

  • Detalhe importante: Tudo isso só foi possível por que eu estava fotografando com o tripé.



Agora é a vez da pós produção!


Principal trabalho no Photoshop: escolher os cliques, alinhar as camadas e depois criar uma máscara, para que depois possa revelar a parte boa da foto que você quer e apagar a parte ruim. Com isso, você faz uma espécie de mosaico com os melhores pontos da foto que preparou antecipadamente. E depois você só precisa dar uma ajeitada na cor do picolé, o que é essencial numa foto de publicidade.


Para chegar nesse resultado precisei de um planejamento para tirar a minha ideia da cabeça até chegar ao resultado final. Técnica e planejamento são mecanismos que tornam o seu trabalho e portfólio muito mais poderoso.




Fiz um vídeo no meu canal do YouTube contando o passo a passo da foto deste lindo picolé, desde as inspirações até a pós produção, espero que gostem e até a próxima:







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